-
Arquitetos: Nicolás Campodonico
- Área: 92 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nas planícies dos pampas, ao leste da província de Córdboa, a Capela San Bernardo (patrono do lugar) está construída num pequeno monte arborizado, originariamente ocupado por uma casa rural e seus currais, ambos desmontados para a reutilização de seus materiais, principalmente seus tijolos centenários. O terreno não possui energia elétrica, água corrente, nenhum tipo de serviço. A natureza impõe suas condições.
No limite entre as árvores e o campo aberto, o volume da capela se abre em direção ao pôr-do-sol, captando a luz natural do entardecer no espaço interior. Por fora deste, uma tira de madeira vertical e outra horizontal são dispostas de forma separada e são projetadas para o interior. Como resultado, todos os dias, a sombra das madeiras se deslizam para o interior curvo da capela, culminando seu percurso superpostas uma com a outra.
Hoje sabemos que Jesus Cristo só carregava a peça transversal sobre suas costas em seu caminho à Gólgota. Conceitualmente, a crucificação é concretizada com a reunião de ambas madeiras para formar a cruz. Diariamente as sombras das peças percorrem separadamente o caminho necessário, assim como foi a "Via Crucis", para finalmente se encontrarem e conformar a cruz, já não simbólica, mas uma cruz ritual, onde a paixão volta a ocorrer cada dia a partir do sol, comprometendo uma dimensão cósmica.
Originalmente publicado em Maio 29, 2016.